Ginástica Acrobática 

E aí pessoal! 

Eu já falei aqui com vocês que vou fazer intercâmbio esse ano (faltam só três semanas!!) e por isso tive que me aposentar no esporte do meu coração…

Eu comecei a praticar Ginástica Acrobática aos 7 anos e só parei mês passado, quando participei da minha última competição: Trófeu São Paulo de Ginástica Acrobática. 

Essa modalidade de ginástica é um pouco diferente das outras mais conhecidas, como a artística e a rítmica. Isso, porque ela é necessariamente praticada em grupos: duplas, trios ou quartetos. 

Existem duplas e trios femininos, duplas e quartetos masculinos e duplas mistas. As séries (como são chamadas as apresentações) duram de 2 a 2 minutos e meio e os atletas são divididos em diferentes categorias por idade, são elas: 9-15 anos, 11-16 anos, 12-18 anos e senior, que são os que têm mais de 18 anos. 

As séries contam com elementos de diagonal (os exercícios que são uma combinação de corrida e vôos com piruetas) e elementos estáticos ou dinâmicos. 

Nos elementos os ginastas têm que ficar parados em uma figura em grupo por pelo menos 3 segundos. Os elementos dinâmicos são aqueles em que um dos ginastas da dupla, trio ou quarteto são lançados para o alto, são exercícios de movimento (nos lançamentos os ginastas normalmente fazem mortais). 

Eu treinei por 8 anos e a ginástica acrobática é um esporte que eu amo muito. Em todos esses anos eu participei de várias competições estaduais, nacionais, internacionais e até um Panamericano e por isso é tão triste parar de treinar, mas sei que é por um motivo maior. 

Todos esse anos também me renderam alguns machucados… Aos 12 anos quebrei a tíbia (osso da perna) e tive que parar os treinos por 2 meses e em 2014 rompi 3 ligamentos do pé esquerdo. Essas lesões nunca me desanimaram, ao contrário, eu sempre ficava brava por ter que faltar nos treinos, já que a ginástica sempre me proporcionou momentos tão incríveis, como participar da cerimônia de abertura da Copa do Mundo de 2014. 

Agora no meu intercâmbio eu pretendo tentar algum esporte novo, quem sabe eu me dou bem! Eu amo esportes e tento sempre apoiar meus amigos para que eles pratiquem também. Além de fazer bem à saúde, é uma delícia e construímos amizades que levamos pra vida toda! 

E você, pratica algum esporte? 

Beijos!! 

Leave a Reply

