O Ensino Médio americano e as diferenças em relação ao Brasil

Antes de começar meu intercâmbio, eu me perguntava toda hora: como será que o Ensino Médio funciona lá nos Estados Unidos? Será que é mais difícil? 

No primeiro dia de aula algumas diferenças já são bem notáveis considerando minha escola no Brasil. Com relação às matérias, não acho que aqui seja mais difícil, mas é preciso prestar mais atenção nas aulas por conta da língua que é diferente. 

– Todos os alunos têm armários e de fato usam ele. Na minha escola no Brasil nós também tínhamos armários mas ninguém de fato os usava. 

– Os livros de matéria são muito grandes! Eu estava acostumada a carregar apostilas super finas e que eram divididas por unidade de estudo, mas aqui os alunos usam o mesmo livro o ano todo, então eles são mega pesados… Por isso os armários são tão úteis! 

– Aqui nos Estados Unidos são os alunos que trocam de sala. Os professores têm salas fixas e os alunos têm 15 minutos para irem de uma aula até a outra. 

– Não existe um calendário de provas determinado, são os professores que marcam as datas conforme as matérias são ensinadas. Às vezes acontece de cair até 3 provas no mesmo dia….

– As matérias são eletivas. Os alunos podem escolher as matérias que querem estudar, mas algumas universidades exigem que os alunos tenham completado o estudo em determinadas matérias. Exemplo: 4 anos de estudo de uma língua estrangeira. 

– Tenho mais lições de casa aqui do que no Brasil. 

– Os esportes são determinados de acordo com a estação do ano. A temporada de futebol americano é sempre no outono e a de basquete é sempre na primavera, por exemplo. 

Essas são algumas das grandes diferenças que eu notei até agora, mas tenho certeza que existem mais, conforme elas forem aparecendo eu posto aqui no blog! 

Leave a Reply

